O primeiro ano de empresa a gente nunca esquece

Feliz aniversário, Hubee.co 🐝 !

Samar Ghattas
5 min readOct 11, 2022

--

2022

A nossa primavera chegou e não foi só a flor que desabrochou. Há um ano, Hubee nasceu e criou um novo caminho, no começo para 2 pessoas e hoje somos alguns tantos. Um baby-born com muita história pra contar!

“Já que o mundo mudou tanto, porque contratar serviços de design gráfico ainda é tão complicado?” — essa foi a pergunta que deu início a (quase) tudo. Então mudamos o tempo verbal, porque era complicado antes da Hubee existir. Hoje não é mais.

Desde o início eu e minha sócia, Elaine, dividimos o nosso tempo entre responsabilidades, expectativas e a construção da Hubee, nossa maior objetivo profissional. A gente não largou tudo para abrir um negócio. Infelizmente não era possível e tampouco é a realidade da maioria deste mundo.

Sem romantizar o processo, por trás de cada sonho e objetivo há sempre uma história. Algumas vezes de sacrifício e renúncia. A parte boa é que no meio do caminho o processo pode ficar leve, ainda mais quando temos pessoas genuínas ao nosso redor e que transmitem em seus atos a mais boas de todas as intenções.

Mas aprendemos também que apenas boas intenções não são suficientes na nossa vida.

Em janeiro de 2021, quando decidimos tirar uma ideia do papel, tínhamos um sonho mas não imaginaríamos aonde estaríamos em 1 ano, ou a daqui 5.

Era meados de fevereiro quando recebi uma mensagem do nosso grande amigo Zé Bruno, compartilhando sobre um processo seletivo para um programa de fomento ao empreendedorismo feminino no Brasil, uma iniciativa do Governo Britânico, UK TECH HUB, e Future Females. O objetivo do programa de 3 meses era desenvolver negócios liderado por mulheres com direito a mentorias, sessões educacionais e networking.

Quando recebi a mensagem, tínhamos apenas uma ideia. E uma ideia vale pouco. Bem pouco.

Topamos em nos inscrever! E foi só no último dia que conseguimos enviar nossa inscrição…torcendo muito, porque não tinhamos ainda um negócio, mas junto enviamos um plano com tudo que a gente imaginava pra ele dado o potencial de mercado. No fim, após entrevistas, dentre pouco mais de 700 negócios inscritos, selecionaram 50. Um deles era a Hubee, que estava no estágio ainda em ideação, enquanto outros em estágio beta/ operação.

Durante 3 meses pudemos ter acesso a mentoras excepcionais ( obrigado Andrea Motta, Rafa Herrera, Cárlei e todas). Saímos com um produto e primeiros clientes….sim, um negócio.

E pra comemorar essa participação no programa, íamos fazer apenas uma nota no instagram e contar que fomos selecionadas. Somos meio low- profile haha. Porém, nossa amiga jornalista, Cyntia, não deixou passar em branco. Distribuiu alguns releases e paramos em alguns jornais. Os 15s de fama foram divertidos😎. É aquela coisa, né …. pessoas boas. Elas também te ajudam a enxergar além e te elevar.

Em setembro de 2021 formalizamos nossa empresa, tínhamos uma pessoa contratada e o sonho estava se materializando. Não havíamos recebido investimento, nem investido $. Desde dia 0 foi investida pelos próprios clientes, até hoje.

Dedicamos tempo, energia, conhecimento, fazendo malabarismos entre um compromisso e outro — afinal, tínhamos contas a pagar, e um objetivo a alcançar.

Ao participar de programas como o de fomento ao empreendedorismo feminino, Future Females, uma coisa ficava cada vez mais clara: o acesso é importante.

Quando você se deparar com algum projeto que fomente a inovação, educação, empreendedorismo, seja de desenvolvimento pessoal ou profissional, apoie. Você não imagina o quanto uma oportunidade dessas pode ser um ponto de virada na vida de alguém.

Imagine! Nós estamos acostumados com aquilo que conseguimos ver. A gente se acostuma com tudo, com o que é ruim e bom. Mas podemos sempre ajudar alguém a furar a sua própria bolha.

O que seremos também depende da nossa perspectiva. Qual perspectiva estamos ajudando a criar?

“ A história não se repete, mas rima”

Independente do que você faz, do profissional que você é ou do seu papel na sociedade, a vida exige atitude a todo momento. A sua história pode mudar em cada fase, ou se repetir — quer dizer, rimar com seu passado. A linha nunca é reta, ela oscila com erros e acertos, dada a circunstância, mas você conduz.

Errar é também caminhar para o progresso. Mas nesse caminho você vai precisar entender o caminho do outro, também.

Este ano, 2022, me mudei para São Paulo, era um vontade enorme que tinha há tempos. Pra conseguir, precisei abrir um caminho, aproveitar uma oportunidade e ter paciência. Entre outras coisas, rs.

Realmente, a vida acontece também quando agimos.

Troquei mensagens com amigos, conhecidos. Fiz novos.

Entre uma mensagem e outra, me conectei com o ex- diretor que havia me contratado em um antigo emprego. Oi Paulo :)

— combinamos um call, bater um papo e atualizar as novas e boas. Paulo acompanhava sobre a Hubee e de forma genuína me fez uma pergunta: como posso te ajudar?

(Quantas pessoas te perguntam isso?)

E depois foi só mais história pra contar.

gente, tem mais pessoas no time, mas não encontrei as fotos haha

Não acredito em atalhos.

O caminho certo é o “mais rápido”. É um caminho feliz. O atalho sempre nos passa a impressão de um caminho curto, mas o que ninguém conta é que muitas vezes ele te faz voltar 10 casas do jogo e pode levar mais jogadores juntos.

Estamos em 2022, 1 ano de operação. Time cresceu e muito trabalho a ser feito ainda. Fazemos parte do State.is e La Fabrique, Hub de inovação e pudemos espalhar a Hubee para mais empresas. Conheci a Ivy, no prédio em que morava, uma vizinha startupeira hehe, e que tem feito um trabalho tremendo no ecossistema. Ela nos recomendou participar de um programa de incentivo a inovação em que, depois, fomos aprovadas ( Alô SEEDES).

Bem, é só o começo.

Hoje eu só queria fazer esse registro, um resumo do resumo, e agradecer quem faz parte de tudo isso. Estou há semanas escrevendo partes deste texto, e tem mais coisa. Mas resolvi encerrar aqui, se não daqui a pouco já são 2 anos hahaha.

Construir algo requer dedicação e paciência, além de borogodó, é claro.

Mas eu juro que vale a pena, meu povo ❤

--

--